sábado, 23 de novembro de 2024

Fernando Santana retira candidatura à presidência da Alece

Foto: Junior Pio/ Alece

Para resolver de vez o impasse em torno da sucessão na Assembleia Legislativa (Alece), na tarde desta sexta-feira (22), o governador Elmano de Freitas (PT) convidou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o senador Cid Gomes (PSB), para uma reunião no Palácio da Abolição. Segundo informações do jornalista Roberto Moreira, ficou acertado que o processo [sucessório] será zerado e reiniciado o entendimento para se chegar a um consenso.


Pouco tempo após o encerramento da reunião, o deputado estadual Fernando Santana (PT) anunciou que não é mais candidato à presidência da Alece. O parlamentar, pelas redes sociais, destaca a honra de fazer parte do projeto que traz avanços para o Ceará, que tem como líderes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo Santana. “Esse projeto é forte porque é construído na base do diálogo e do respeito, sempre buscando o melhor para nossa população”, frisa.


Na postagem, Fernando Santana ressalta ter ficado honrado com a indicação do nome dele para presidir a Alece, principalmente pelo acolhimento dos colegas de parlamento. O deputado, entretanto, diz que também houve discussões e impasses. “O que é natural numa democracia”, destacou.


“Diante de algumas ponderações, e do atual contexto, para a importância da manutenção dessa aliança coesa e forte, anuncio que abro mão de minha candidatura. Faço isso com a tranquilidade da alma, porque não faço política como projeto pessoal, mas coletivo”, justifica Fernando Santana.


O anúncio do nome de Fernando Santana para presidir a Alece teria sido a gota d’água para o senador Cid Gomes (PSB) ter aumentado a insatisfação com o que ele chama de concentração de poder do PT no Ceará. Mais cedo, o governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo Santana informaram que diálogos estavam sendo mantidos e que o impasse seria logo resolvido. Na verdade, a crise entre PT e PSB, particularmente Cid Gomes, estava desgastando a base do governo na Assembleia Legislativa.


Em breve, Elmano de Freitas, Camilo Santana e Cid Gomes terão novo encontro para escolher um nome de consenso para a sucessão de Evandro Leitão (PT), atual presidente da Alece e eleito prefeito de Fortaleza. Aparentemente, o deputado Fernando Santana não se abateu com a situação e assegura que fará de tudo para manter a base de Elmano forte no Poder Legislativo Estadual. “Continuarei firme, ao lado dos nossos aliados, na luta por um Ceará cada vez mais forte”, finalizou o deputado petista.


Fonte: Opinião CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário