Foto: TV Brasil |
O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij), finalizou levantamento para identificar os órfãos da Covid-19 no Ceará. Ao todo, o MP contabilizou 48 possíveis crianças e adolescentes com esse perfil no estado. As informações foram coletadas por meio de um formulário eletrônico disponibilizado para pessoas que trabalham na proteção de crianças e adolescentes, além do público em geral.
Os dados coletados serão encaminhados ao Gabinete do Governador e à Secretaria de Proteção Social do Estado para que os possíveis órfãos identificados possam ser incluídos no Programa Ceará Acolhe, voltado à proteção social de crianças e adolescentes que perderam pai ou mãe, ou os dois, em decorrência da pandemia da Covid-19. A iniciativa prevê, entre outras ações, o pagamento de um auxílio financeiro mensal até o beneficiário completar 18 anos.
A iniciativa do MP do Ceará busca alertar para a falta de registro oficial de casos de orfandade decorrentes da Covid e fomentar o amparo institucional e políticas públicas para esses jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário