quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Mais de 150 pacientes estão na fila de espera para cirurgia no Hospital do Coração


Unidade de saúde está na lista juntamente com Hospital Santo Antônio, referência em neurocirurgia, à espera de liberação de recursos federais que já deveriam ter sido repassados pela secretaria de Saúde de Barbalha.


Os hospitais Santo Antônio(HSA) e Coração do Cariri do Cariri(HCC), em Barbalha, aguardam a liberação dos incrementos financeiros do teto de Média e Alta Complexidade (MAC), recursos destinados pela União para o financiamento de serviços especializados de saúde. Com o crescimento das demandas e do volume de atendimentos, ambos os hospitais estão operando acima do limite financeiro estipulado pelo sistema federal.


Egberto Santos, gestor de projetos da Fundação Otília Correia Saraiva, explicou que em 2023, a Secretaria de Saúde de Barbalha, por meio da Coordenadoria Regional de Assistência à Saúde do Cariri (CORAC), realizou um estudo detalhado das despesas dos hospitais. O levantamento apontou que o Hospital do Coração do Cariri (HCC) acumula mensalmente uma produção excedente de aproximadamente R$ 520 mil, enquanto o Hospital Santo Antônio gera cerca de R$ 90 mil por mês, ultrapassando o teto financeiro estabelecido.


“Esse estudo foi levado ao nível estadual e reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde, que emitiu uma resolução indicando a necessidade de aumentar o teto financeiro dos hospitais”, destacou Egberto. Segundo ele, a medida é essencial para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de saúde de média e alta complexidade oferecidos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário