Unidade de saúde está na lista juntamente com Hospital Santo Antônio, referência em neurocirurgia, à espera de liberação de recursos federais que já deveriam ter sido repassados pela secretaria de Saúde de Barbalha.
Os hospitais Santo Antônio(HSA) e Coração do Cariri do Cariri(HCC), em Barbalha, aguardam a liberação dos incrementos financeiros do teto de Média e Alta Complexidade (MAC), recursos destinados pela União para o financiamento de serviços especializados de saúde. Com o crescimento das demandas e do volume de atendimentos, ambos os hospitais estão operando acima do limite financeiro estipulado pelo sistema federal.
Egberto Santos, gestor de projetos da Fundação Otília Correia Saraiva, explicou que em 2023, a Secretaria de Saúde de Barbalha, por meio da Coordenadoria Regional de Assistência à Saúde do Cariri (CORAC), realizou um estudo detalhado das despesas dos hospitais. O levantamento apontou que o Hospital do Coração do Cariri (HCC) acumula mensalmente uma produção excedente de aproximadamente R$ 520 mil, enquanto o Hospital Santo Antônio gera cerca de R$ 90 mil por mês, ultrapassando o teto financeiro estabelecido.
“Esse estudo foi levado ao nível estadual e reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde, que emitiu uma resolução indicando a necessidade de aumentar o teto financeiro dos hospitais”, destacou Egberto. Segundo ele, a medida é essencial para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de saúde de média e alta complexidade oferecidos na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário