sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Polícia Ambiental apreende 27 pássaros silvestres mantidos em cativeiro na cidade de Milagres


A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), realizou, na manhã dessa quinta-feira (28/11/2024), uma operação que resultou na apreensão de 27 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro no bairro Frei Damião, em Milagres, na região do Cariri. A ação foi motivada por uma denúncia anônima que indicava a criação e comercialização irregular de animais da fauna silvestre brasileira.


Por volta das 9h, a composição do BPMA se deslocou até a residência. No local, os policiais constataram a veracidade da denúncia ao encontrarem diversas aves mantidas sem a devida autorização legal. Durante a abordagem, a proprietária do imóvel informou que os animais pertenciam a seu esposo, que estava ausente, viajando a trabalho.


Na ocasião, foram apreendidos os seguintes pássaros:


03 galos-da-campina;

07 canários-da-terra;

01 sibito;

02 sabiás;

03 saís-azuis;

01 curió;

01 sofri;

02 caboclinhos;

01 abre-e-fecha;

01 bigode;

02 golinhas;

01 sanhaçu;

01 tico-tico;

01 bico-de-prata.


Os animais foram encaminhados à Delegacia de Milagres, onde um procedimento foi instaurado para apurar os fatos, conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. Posteriormente, as aves foram destinadas à ONG BiodiverSe, onde passarão por triagem e cuidados veterinários antes de serem reintegradas ao habitat natural.


A pena para quem cria, comercializa ou mantém animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização pode variar entre seis meses e um ano de detenção, além de multa.


Denúncias

A população pode contribuir com as ações da PMCE repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, com envio de mensagens, áudios, vídeos e fotos. Também é possível utilizar o site do serviço 181, acessível pelo endereço eletrônico: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário