domingo, 3 de novembro de 2024

Professor da UFCA é selecionado como embaixador, no Cariri, do maior Laboratório de Pesquisa do Brasil


O professor e pesquisador do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da Universidade Federal do Cariri (CCAB/UFCA), Claudener Teixeira, está entre os 28 pesquisadores escolhidos para atuar como embaixador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Sediado em Campinas-SP e supervisionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro reúne no total quatro laboratórios (Luz Síncrotron, Biociências, Biorrenováveis e Nanotecnologia).


No Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), está o acelerador de partículas Sirius, uma estrutura que teve custo total de R$ 1,8 bilhão. Este é o maior investimento nacional em ciência da história do Brasil. A luz síncrotron é uma luz especial utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas.


Programa Embaixadores CNPEM

O CNPEM lançou o Programa Embaixadores CNPEM para formar grupos de pesquisadores, de universidades federais do Norte e do Nordeste do Brasil, com o objetivo de aumentar a capilaridade das ações do equipamento.


Claudener, docente vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), será embaixador da iniciativa no Cariri. Segundo o professor, seu trabalho será atuar para o aumento da produção de pesquisa na região.


“O objetivo final [das atividades como embaixador] é elevar o nível de produção científica das pesquisas da região do Cariri a partir da utilização de equipamentos de última geração, o que irá gerar dados mais detalhados sobre a pesquisa em estudo”, explica Claudener, que é pesquisador na área de Bioquímica.


Claudener explica ainda  que tipo de pesquisas são realizadas no CNPEM, principalmente com o uso do acelerador de partículas: “Nesses laboratórios, podem ser realizadas pesquisas que vão desde a análise de materiais como cerâmicas, metais e polímeros a estudos que envolvem a descoberta de novos medicamentos e tratamentos para doenças, novas tecnologias para agricultura e fontes renováveis de energia”, elenca o professor.


Todos os escolhidos são doutores e possuem vínculo, como pesquisador/a e/ou docente, em universidades públicas federais nas regiões Norte e Nordeste. A seleção também considerou produção científica, a participação em eventos científicos e experiência prévia nas instalações do CNPEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário