O município do Crato recebe atividades da "Semana Cada Vida Importa", realizada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (19/11). O objetivo é chamar a atenção para a importância de políticas públicas de proteção social e oportunidades para a juventude.
A programação terá início às 9h, no Centro Cultural do Cariri, e inclui a oficina “Cuidando em Rede”, com apresentação de duas pesquisas realizadas pelo Comitê da Alece: “Meninas no Ceará” e “Vidas por um Fio - Trajetórias de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará”.
A pesquisa “Meninas no Ceará” trata sobre a trajetória de adolescentes e jovens de 10 a 19 anos assassinadas no Ceará. Já a pesquisa “Vidas por um Fio” traz um panorama da trajetória de vida de adolescentes e jovens após o cumprimento de medidas socioeducativas. Ela demonstra que esses jovens são mais vulneráveis e têm até 17 vezes mais chance de morrer do que a média, dentro de um tempo médio de um ano e três meses após deixarem o sistema socioeducativo.
SEMANA CADA VIDA IMPORTA
A Semana Cada Vida Importa foi criada pela Lei n.º 16.482/2017, que prevê articulações e parcerias na promoção de iniciativas contra a violência letal na juventude.
A sétima edição da Semana Cada Vida Importa tem como destaque a importância de promover oportunidades para adolescentes e jovens. Neste ano, conta com parcerias com a Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Mirante.
SERVIÇO – Atividades da 7ª Semana Cada Vida Importa no Crato
Quando: terça-feira, 19 de novembro de 2024.
Onde: Centro Cultural do Cariri - Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 01, bairro Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato/CE.
Das 9h às 12h - Oficina “Cuidando em Rede”, com apresentação da pesquisa “Meninas no Ceará”. Participam profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes e da rede de atenção às vítimas de violência armada.
Local: Sala de Formação.
Obs.: A oficina será acessível em Libras.
Das 14h às 17h - Seminário Cada Vida Importa e lançamento da pesquisa “Vidas por um fio - Trajetórias de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará”.
Local: Pequeno Palco.
Obs.: O seminário será acessível em Libras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário