Canal que corta a cidade chegou a transbordar durante a madrugada |
Barbalha registrou a maior chuva do Ceará entre esta quinta (19/12/2024) e sexta-feira (20), sendo 135 milímetros (mm), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No Ceará, foram contabilizadas precipitações em 27 cidades até às 10h20, sendo a maioria dos registros ocorridos no Cariri.
Na região caririense, choveu 75 mm em Crato; Aurora 55,4 mm; Caririaçu 41 mm; Nova Olinda 40 mm; Altaneira 38 mm; Juazeiro do Norte 34; Farias Brito 23 mm; Santana do Cariri 15 mm; Missão Velha 14,4 mm; Várzea Alegre 14 mm; Poreiras 9 mm; Barro 8,2 mm; Granjeiro 5,5 mm; Penaforte 5 mm; Milagres 5 mm; e Jardim 3 mm.
Embora tenham sido registradas boas chuvas na madrugada desta sexta-feira no centro-sul do estado, o prognóstico para os próximos dias indica a predominância de tempo firme sobre o território cearense, favorecendo condições de sol, variação de nebulosidade e temperaturas elevadas.
Apesar da estabilidade atmosférica predominante, estão previstos eventos de chuvas isoladas no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Maciço de Baturité durante as madrugadas e inícios de manhã. Para a porção noroeste do estado, que inclui a região da Ibiapaba, o Litoral Norte e o norte do Sertão Central e Inhamuns, há possibilidade de chuvas isoladas nas tardes. No Cariri, chuvas isoladas de intensidade fraca podem ocorrer durante as noites. As chuvas previstas decorrem de efeitos de brisa marítima e terrestre, condições locais (temperatura, umidade e relevo) e áreas de instabilidade provenientes do oceano.
As temperaturas máximas podem atingir cerca de 40°C em alguns municípios do Cariri e da Jaguaribana, principalmente nas tardes de sábado e domingo. Nas demais regiões, as temperaturas máximas variam entre 32°C e 37°C. Já as mínimas, geralmente registradas no início das manhãs, podem chegar a aproximadamente 19°C em áreas serranas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário