Nesta véspera de Natal (terça-feira, 24/12), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), prevê chuvas isoladas, passageiras e de fraca intensidade no Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém, especialmente entre o fim da madrugada e o início da manhã. Durante a tarde, há chances de precipitações passageiras e fracas no norte do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba. À noite, há uma baixa possibilidade de chuva isolada no Cariri.
Para o feriado de Natal (quarta-feira, 25/12), as chuvas devem ser de fraca intensidade e ocorrer de forma isolada, concentrando-se no Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém, entre a madrugada e o período da manhã.
As chuvas previstas decorrem de efeitos de brisa marítima e terrestre, condições locais (temperatura, umidade e relevo) e áreas de instabilidade provenientes do oceano e do leste do Nordeste brasileiro.
Entre esta segunda-feira e quarta-feira, as temperaturas máximas durante as tardes devem variar entre 38°C e 40°C em municípios das regiões Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, além do Litoral Norte. Nas demais regiões do estado, as máximas devem ficar entre 32°C e 37°C. As temperaturas mínimas, geralmente registradas no início das manhãs, podem chegar a aproximadamente 19°C em áreas serranas. Ainda sobre calor, o município de Barro, no Cariri, atingiu 40,3°C às 16 horas de hoje (23) e a Umidade Relativa do Ar ficou em 26%, segundo a Funceme. Essa foi a maior temperatura registrada nesta segunda (23) no Ceará.
Os ventos terão direção predominante de leste, com variações para nordeste. As velocidades máximas podem alcançar cerca de 55 km/h, especialmente na faixa litorânea e em áreas de serras.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de chuvas no Ceará entre fevereiro e maio, está atualmente localizada em torno de 5°N.
Nenhum comentário:
Postar um comentário