terça-feira, 31 de dezembro de 2024

IAC-CE abre inscrições gratuitas, em Barbalha, para cursos de capacitação no segmento de beleza


Com a chegada do final do ano, surge a oportunidade perfeita para planejar 2025 com novos horizontes. O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE) está oferecendo capacitação gratuita no setor da beleza, com cursos que incluem material didático e atendem a quem deseja empreender, conquistar um novo emprego ou complementar sua renda. As aulas têm duração de 25 dias úteis, totalizando 100 horas, e são realizadas na sede do instituto, em Fortaleza, nos turnos da manhã e tarde.


A iniciativa faz parte do projeto "Trabalhador@s Preparad@s", promovido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), que vem beneficiando diretamente 750 trabalhadores em Fortaleza, Eusébio, Paracuru e agora em Barbalha com 25 vagas. Essa ação reafirma o compromisso do IAC-CE em transformar vidas, promovendo dignidade, autonomia e inclusão social para grupos historicamente vulneráveis.


A atuação do IAC-CE reforça seu compromisso contínuo com a inclusão produtiva, ao oferecer capacitações que vão além da formação técnica, promovendo autonomia, dignidade e reintegração social dos participantes em larga escala. Com cursos alinhados às demandas locais, o instituto pavimenta o caminho para uma inclusão social e produtiva de maneira efetiva no Ceará. Os projetos desenvolvidos contemplam como público-alvo jovens, mulheres, população negra, pessoas idosas, povos e comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PCD), trabalhadores resgatados de situações análogas à escravidão, beneficiários do seguro-desemprego e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).


Os cursos disponíveis incluem Designer de Sobrancelhas, Cabeleireiro Unissex, Depilação e Manicure e Pedicure. As capacitações são divididas em dois módulos: teórico, com duração de duas semanas, abordando técnicas e fundamentos essenciais, e prático, de três semanas, com simulação de atividades do mercado de beleza. Ministrados por profissionais qualificados, os cursos contam com suporte psicossocial, incluindo assistência de psicólogos e assistentes sociais, garantindo o bem-estar e a motivação dos participantes. Voltados para pessoas entre 16 e 65 anos, os cursos atendem a desempregados, beneficiários do seguro-desemprego, inscritos em programas sociais como o Bolsa Família ou interessados em ingressar ou se aprimorar na área da beleza. A iniciativa tem se destacado por atrair mulheres e pessoas trans, que veem no setor da beleza uma chance de empoderamento e independência financeira.


As inscrições começam na segunda semana de janeiro e seguem até o preenchimento das 25 vagas.  Os documentos necessários incluem cópia do RG e CPF, comprovante de residência, numeração do NIS, foto 3x4 e comprovante de escolaridade. Para menores de idade, é exigida também a documentação do responsável e a certidão de nascimento. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. Além de proporcionar aprendizado técnico, os cursos promovem autoestima, desenvolvimento social e econômico, preparando os participantes para atuar como profissionais autônomos, em salões de beleza ou até mesmo em seus próprios empreendimentos.


Aproveite essa oportunidade para transformar sua vida em 2025 com qualificação profissional e novas perspectivas. Em Barbalha os interessados devem procurar o Complexo mais infância de Barbalha. Av. Jules Rimet - Santo Antonio. De segunda à sexta-feira, no horário comercial.


Informações Adicionais


Para mais detalhes sobre os cursos e novas turmas em outras cidades, acompanhe o Instagram @iac.ce ou entre em contato pelo WhatsApp: (85) 99981-2923.

Nenhum comentário:

Postar um comentário