sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Lula divulga vídeo de caminhada em hospital; previsão de alta do presidente está mantida para o início da próxima semana


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou em rede mensagem de gratidão às manifestações de apoio que tem recebido desde sua internação. "Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte!", afirma Lula, depois de agradecer "por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias" e informar que "Janjinha me repassou todos os recados".


A mensagem vem acompanhada de imagem de Lula caminhando pelos corredores do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está internado desde a madrugada da terça-feira (10/12). Ao lado do neurocirurgião Marcos Stávale, o presidente informa: "Estou conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira. 2025 está chegando e temos muitos encontros pelo Brasil e pelo mundo. Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir!"


Antes, o hospital divulgou novo boletim médico. "O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos. Segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores. O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio", diz a nota assinada por Luiz Francisco Cardoso, diretor de Governança Clínica, e Álvaro Sarkis, diretor clínico.


Histórico

Ontem (12/12), Lula passou por novos exames e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, que havia sido colocado nada última terça-feira (10/12). O procedimento ocorreu sem intercorrências. 


Pela manhã, o presidente foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média). A intervenção foi feita para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro.


Lula passou por uma cirurgia de emergência na última terça-feira (10/12) para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro, quando caiu no banheiro da residência oficial e bateu com a cabeça. Desde então, Lula passou por diversos exames de imagem, estava sendo monitorado, mas não havia passado por nenhuma intervenção.


Segundo o médico Roberto Kalil Filho, a previsão de alta do presidente está mantida para o início da semana que vem e ele deverá deixar de ter o monitoramento 24 horas por dia a partir desta sexta-feira (13/12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário