Professor Fabrício Freitas (de jaqueta marrom), durante premiação "Salão do Inventor. Foto: Reprodução - Secitece |
A Feira do Conhecimento (FdC) é um evento científico, realizado pelo governo do Ceará, para promover a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação. Durante a FdC, é realizado o concurso “Salão do Inventor”, criado para estimular, reconhecer e apoiar inventores no estado.
Dos 20 melhores projetos submetidos ao Salão do Inventor (de um total de 100 inscritos), o projeto “Monitor Queimadas Cariri”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA), foi reconhecido como o segundo melhor da edição 2024 da FdC. A conquista foi divulgada na última terça-feira, 26 de novembro de 2024.
Com o objetivo de fortalecer a prevenção de incêndios, o Monitor de Queimadas utiliza Inteligência Artificial (IA) para coletar dados e prever focos de incêndio na região do Cariri. O monitor foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas de Inteligência Artificial (Lisia/UFCA), coordenado pelo professor da UFCA Fabrício Freitas.
Segundo Fabrício, docente vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), a premiação representa o reconhecimento de um trabalho que tem como base o quadripé da universidade: pesquisa, ensino, extensão e cultura. “A premiação representa o reconhecimento e [é] uma conquista da universidade na sociedade”, comemora o professor.
Em abril de 2024, o projeto foi apresentado em uma universidade nos Estados Unidos. A apresentação foi parte da Conferência 2024 da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai): o maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização da educação superior.
“O fato de [o monitor de queimadas] trazer uma solução inovadora para uma causa real na sociedade é fundamental. As queimadas na região do Cariri trazem diversos problemas para a sociedade. Quando se trata de um problema real, com soluções inteligentes que trazem a sociedade para uma discussão, torna-se possível mudanças reais com possíveis impactos na sociedade”, explica o docente.
A Feira do Conhecimento é realizada anualmente pela Secretaria da Ciências, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
Nenhum comentário:
Postar um comentário