segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

“Monitor Queimadas Cariri” conquista segundo lugar entre os 20 melhores projetos da oitava Feira do Conhecimento

Professor Fabrício Freitas (de jaqueta marrom), durante premiação "Salão do Inventor. Foto: Reprodução - Secitece

A Feira do Conhecimento (FdC) é um evento científico, realizado pelo governo do Ceará, para promover a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação. Durante a FdC, é realizado o concurso “Salão do Inventor”, criado  para estimular, reconhecer e apoiar inventores no estado. 


Dos 20 melhores projetos submetidos ao Salão do Inventor (de um total de 100 inscritos), o projeto “Monitor Queimadas Cariri”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA), foi reconhecido como o segundo melhor da edição 2024 da FdC. A conquista foi divulgada na última terça-feira, 26 de novembro de 2024.


Com o objetivo de fortalecer a prevenção de incêndios, o Monitor de Queimadas utiliza Inteligência Artificial (IA) para coletar dados e prever focos de incêndio na região do Cariri. O monitor foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas de Inteligência Artificial (Lisia/UFCA), coordenado pelo professor da UFCA Fabrício Freitas.


Segundo Fabrício, docente vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), a premiação representa o reconhecimento de um trabalho que tem como base o quadripé da universidade: pesquisa, ensino, extensão e cultura. “A premiação representa o reconhecimento e [é] uma conquista da universidade na sociedade”, comemora o professor.


Em abril de 2024, o projeto foi apresentado em uma universidade nos Estados Unidos. A apresentação foi parte  da Conferência 2024 da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai): o maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização da educação superior. 


“O fato de [o monitor de queimadas] trazer uma solução inovadora para uma causa real na sociedade é fundamental. As queimadas na região do Cariri trazem diversos problemas para a sociedade. Quando se trata de um problema real, com soluções inteligentes que trazem a sociedade para uma discussão, torna-se possível mudanças reais com possíveis impactos na sociedade”, explica o docente.


A Feira do Conhecimento é realizada anualmente pela Secretaria da Ciências, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Nenhum comentário:

Postar um comentário