Foto: Marciel Bezerra |
O Cariri segue recebendo as maiores chuvas do Ceará. Nesta sexta-feira (24/01/2025), choveu em Altaneira 52 milímetros (mm), sendo a maior precipitação do estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ao todo, as precipitações banharam 113 cidades cearenses, sendo 10 localizadas no Cariri:
Altaneira, 52 mm; Araripe (Brejinho), 36,2 mm; Farias Brito, 35 mm; Potengi (Vila Alecrim), 33 mm; Tarrafas, 30 mm; Várzea Alegre (Riacho Verde), 25 mm; Nova Olinda, 10 mm; Campos Sales, 12,6 mm; Crato, 6,6 mm; e Brejo Santo (Poço do Pau), 4 mm.
A previsão para esta sexta-feira (24/01) indica tempo instável. Deve chover principalmente na faixa litorânea e no setor noroeste do estado, onde estão localizadas as macrorregiões do Litoral do Pecém, Litoral Norte, Ibiapaba e noroeste do Sertão Central e Inhamuns. Não se descarta a possibilidade de descargas elétricas para estas macrorregiões ao longo do dia. Também há previsão de chuva para o Litoral de Fortaleza, mas de forma isolada principalmente pela manhã. No final da tarde e no período da noite deve chover também no Cariri, sul da Jaguaribana e sul do Sertão Central e Inhamuns.
Para sábado (25/01) e domingo (26/01) a previsão segue com indicativo de chuvas, porém de forma mais isoladas. Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que nesta manhã de sexta-feira encontrava-se localizado no Oceano Atlântico, a leste da região Nordeste do Brasil (NEB), deve se deslocar na direção do estado do Ceará. Seu centro seco deverá estar localizado sobre o CE no domingo, dificultando a formação de áreas de instabilidades. Mesmo assim, efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, podem ocasionar chuvas isoladas em todas as macrorregiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário