sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Cariri vai receber equipamentos com tecnologia europeia para fortalecer a educação em Paleontologia e incrementar o turismo

Foto: Antonio Rodrigues


Chegaram ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na quarta-feira (8/1/2025), os equipamentos adquiridos pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que deverão fortalecer o ensino da Paleontologia e também incrementar o turismo no Cariri.


O investimento, superior a R$ 15 milhões, irá beneficiar diretamente o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, ligado à Universidade Regional do Cariri (Urca), vinculada à Secitece. A aquisição é fruto do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), coordenado pela Secitece e que tem ajudado a modernizar áreas estratégicas do estado com equipamentos e tecnologia de ponta.


“A carga que chegou ao nosso estado nesta quarta-feira conta com equipamentos educativos e interativos que irão possibilitar um importante avanço para o Museu de Paleontologia, conectando a pesquisa científica a uma experiência de visitação atrativa e inovadora. Além de contribuir para fortalecer o ensino, essa aquisição vai ajudar a desenvolver a rota turística do Cariri”, explicou a secretária executiva da Secitece, Adeline Lobão.


O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens tem como objetivo preservar o patrimônio fossilífero da Bacia do Araripe, educando e conscientizando a população sobre a importância do território, já reconhecido pela Unesco. Com os novos equipamentos, o espaço deverá se consolidar como um dos mais importantes museus brasileiros.


Detalhes

O conjunto de equipamentos foi produzido sob medida pela empresa alemã Kurt Hüttinger GmbH & Co. KG, referência no desenvolvimento de materiais educacionais interativos.


“Serão cinco áreas de exposição complementares que proporcionarão a crianças e adultos compreenderem a relevância da Paleontologia, os processos de formação da Terra e as peculiaridades sobre os seres vivos que já habitaram nosso planeta”, destacou Adeline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário