A forte chuva de 135 milímetros que atingiu o município de Picos, localizado há 314 km de Teresina, e há cerca de 120 Km de Campos Sales, na região do Cariri cearense, deixou diversos bairros inundados e famílias desabrigadas. Equipes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos (4º GBM), do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) e Prefeitura Municipal estão fazendo o regaste das famílias. Um bancário acabou morrendo quando tentou salvar seus cachorros que estavam sendo levados pela correnteza.
O tenente Medeiros do 4º GBM, informou que desde a noite desta segunda-feira (13) as equipes estão atuando para atender ocorrências relacionadas a chuva. Famílias estão sendo resgatadas nos bairros Emaús, Canto da Várzea e Ipueiras, áreas mais críticas.
“Estamos desde ontem num trabalho intenso. Nossas equipes estão atuando, fazendo o resgate das famílias no Ipueiras, Emaús e Canto da Várzea. São muitas famílias que precisam ser retiradas dos imóveis que foram invadidos pela água e estão ilhados. Um senhor também foi levado pela correnteza e entrou em óbito”, disse o tenente Medeiros.
A assessoria do 3º BEC informou que mais de 50 soldados do Exército estão atuando na “Operação Guaribas”. Um novo quantitativo deverá ser deslocado para o trabalho de resgate das famílias nas próximas horas.
“O 3º BEC disponibilizou veículos, nossos soldados estão atravessando a enchente para socorrer as famílias. Estamos oferecendo todo o suporte necessário para auxiliar a população picoense. Nas próximas horas, mais de 40 homens entrarão em campo para reforçar as ações”, informou a assessoria.
Vídeos estão sendo compartilhados nas redes sociais e mostram a situação que as famílias picoenses enfrentam diante da forte chuva que atingiu o município. Moradores precisaram subir para o telhado das casas, pois o nível da água subia de forma rápida.
No bairro Ipueiras, durante a madrugada, as famílias foram retiradas dos imóveis após quedas de muros das residências.
A Prefeitura de Picos emitiu nota informando contatos disponíveis a população que necessita de ajuda. São eles: (89) 99459-2198 (3º BEC) e (86) 99429-7268 (Corpo de Bombeiros).
A orientação é que a população evite áreas alagadas, não entrar em correntezas e procurar abrigo seguro.
As informações são da TV Cidade Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário