Na manhã de terça-feira, 7/1/2025, foi realizada a primeira reunião para organizar a Devoção à Santa Cruz da Baixa Rasa, evento tradicional que acontece no próximo dia 25 de janeiro. A celebração, que completa 111 anos, terá início às 7h30, com uma cavalgada saindo do Lameiro em direção à Floresta Nacional do Araripe, onde será celebrada uma missa às 11h, em memória do vaqueiro que faleceu na floresta.
O encontro contou com a participação de diversas secretarias municipais e órgãos parceiros. Entre os pontos discutidos, foi destacado o resgate do nome original da celebração, reforçando seu caráter religioso. A reunião foi coordenada pelo Secretário de Turismo, Luís Carlos Saraiva, e contou com a presença dos secretários George Borges (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Zuleide Queiroz (Direitos Humanos), Marconde da Vila (Serviços Públicos e Conservação), Fabiana Vieira (Cultura) e Sylvia Alencar (executiva de gestão da Saúde), além de representantes do ICMBio, da comunidade e organizadores.
Segundo a família dos iniciadores dessa tradição, a devoção teve origem há 111 anos, quando um vaqueiro percorria o trecho entre Ceará e Pernambuco se perdeu na floresta e faleceu de fome e sede. No local, foi fixada uma cruz em sua memória. Por anos, o evento foi conhecido como "Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa", porém a família destaca que esta é uma celebração religiosa, uma missão, fruto da devoção das pessoas.
Preparativos e organização
O Secretário de Turismo, Luís Carlos Saraiva, destacou que todos os procedimentos legais e organizacionais serão rigorosamente cumpridos. O evento, de caráter religioso e cultural, envolverá apresentações de grupos tradicionais organizados pela Secretaria de Cultura. A segurança será reforçada pela Guarda Municipal e pelo Demutran, enquanto a SAAEC fornecerá água potável.
A Secretaria de Direitos Humanos mobilizará a Patrulha Maria da Penha, o Conselho Tutelar e o CREAS para atuarem no local. Já a Secretaria de Saúde instalará uma tenda de atendimento e disponibilizará uma ambulância para os procedimentos de emergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário