Agricultoras e agricultores do Crato participaram, na manhã desta quarta-feira (8), da solenidade de entrega das sementes do projeto Hora de Plantar. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com a Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos.
"Aqui no Crato, 889 agricultores e agricultoras serão beneficiados, e a tendência é que esse número aumente, já que recebemos uma grande quantidade de sementes. Vamos atender todos os agricultores, com sementes de milho híbrido, feijão caupi e sorgo forrageiro", destacou Maurício Ribeiro, gerente regional da Ematerce. O investimento é de mais de 183 mil reais para o fornecimento de 1.980kg de feijão, 19.360kg de milho e 930kg de sorgo. E em breve serão distribuídas 2.020 raquetes de palma forrageira.
Tradicional no Ceará e no Cariri, o projeto Hora de Plantar visa aumentar a produtividade rural, oferecendo sementes e mudas de alto potencial genético. A ação contribui para a melhoria da produção, produtividade e qualidade de vida no campo, com foco no aumento da renda e na segurança alimentar.
Em sua fala, o prefeito André Barreto reafirmou o compromisso da gestão municipal com a agricultura familiar, destacando que, na próxima semana, será lançado o PROARA 2025, um programa estratégico que vai preparar as terras e oferecer ainda mais apoio aos agricultores e agricultoras familiares. "O Crato tem um histórico de sucesso no apoio ao homem e à mulher do campo, e estamos determinados a ampliar esses resultados", afirmou o prefeito.
Com a chegada das primeiras chuvas, os agricultores se mostram otimistas. É o caso de Elza Quaresma, do Sítio Monte Alegre. "A gente planta feijão, fava, amendoim. Se Deus quiser, o inverno será muito bom", comemorou ela.
Participações
A solenidade também contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Rural do Crato, Julliana Bezerra; do vice-prefeito Francisco Leitão; do deputado estadual Pedro Lobo; do presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA), Pedro Maia; além de representantes da Ematerce e outras instituições que fomentam a agricultura familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário