domingo, 26 de janeiro de 2025

Profetas da Chuva anunciam bom inverno este ano, no III Encontro realizado em Crato


A tendência de um bom inverno para 2025 foi anunciada pela maioria dos profetas da chuva que participaram, na manhã desta sexta-feira (24), no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Crato, do III Encontro dos Profetas da Chuva. O evento reuniu experiências tradicionais dos profetas e sua relação com a natureza, apresentações culturais e informações oficiais relacionadas ao período chuvoso.


Até o momento, o município do Crato registrou 370mm de pluviosidade, com chuvas acima da média no mês de janeiro. O evento foi realizado pelo IFCE Crato, Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato.


Com o objetivo de valorizar o conhecimento ancestral dos produtores rurais, repassado de geração em geração, o evento também destacou a riqueza cultural da região. A abertura contou com a presença do prefeito do Crato, André Barreto, da secretária de Desenvolvimento Rural, Julliana Bezerra, e do executivo da pasta, Tiago Ribeiro.


Experiência com a natureza aponta chuvas até abril


Para o produtor rural, Expedito Guedes, que trouxe as suas avaliações sobre o período, é possível aprender e aproveitar os saberes e sabores da natureza. Ele afirma que as chuvas de janeiro estão acima do esperado e a experiência mostra que fevereiro terá mais precipitações, continuando até o mês de março. "A produção vai acontecer de acordo com a forma que a gente irá plantar e acompanhar a natureza", diz.


Para o produtor Zilcélio Alves Ferreira, diversos sinais podem ser avaliados. Ele traz previsões positivas quanto às chuvas, com um pequeno período de maior estiagem em fevereiro, retornando com maiores precipitações em março, e possibilidade de inundações. As avaliações vêm desde o comportamento do João de Barro, no feitio da sua casa, como a análise do sal mediante o clima, florações de árvores, comportamento das formigas, quantidade de ‘olho' de macaubeira, e muitos outros sinais dados pela natureza.


"A florada da aroeira é sinal de chuvas boas até o mês de abril, fevereiro com menos chuvas e em março mais precipitações", afirma Zilcélio. Ele alerta os produtores quanto ao plantio em locais mais baixos, pois poderá ter perdas de legumes.


Além das previsões tradicionais baseadas na observação da natureza, os participantes discutiram as expectativas climáticas sob a ótica da FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) e outros institutos meteorológicos. A programação cultural incluiu também apresentações de violeiros, repentistas, cordelistas e grupos tradicionais como os Irmãos Aniceto.


Para Tiago Ribeiro, "o encontro é uma forma de fortalecer a valorização do saber do homem do campo, passado ao longo de gerações, assim como de enaltecer a essência cultural da região".

Nenhum comentário:

Postar um comentário