quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Programação de férias do Complexo Caminhos do Horto segue com atividades formativas e de entretenimento


Com o tema “Férias é Aqui”, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), em Juazeiro do Norte, dispõe neste final de semana mais uma série de atividades que inclui formações e entretenimento. A programação é voltada para todas as idades, sendo uma oportunidade de conectar a comunidade local e o público visitante que está de férias pela região do Cariri, fortalecendo o papel do Equipamento como espaço de convivência e aprendizado. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.


Nas atividades formativas, a programação oferece dois dias (23 e 24/01/2025) da Oficina de Corpo com a educadora popular Neide do Horto. Inspirada em elementos como o rádio de Dona Adélia, a TV na praça e as noites de dança, a Oficina tem o intuito de apresentar músicas, danças e histórias ligadas às águas das cacimbas, nascentes, rezas e renovações culturais. A atividade acontecerá das 13h às 18h, na Rua Travessa José  Vitalino, nº 39 e no CRAS do Horto. São 10 vagas disponíveis, com inscrições que podem ser realizadas pelo Instagram @telefericocaminhosdohorto. Dando continuidade às ações educativas, a programação do Complexo Ambiental também irá dispor da Roda de Aprendizagem Bem Viver, conduzida por Luciana Medeiros, no dia 25/01, às 14h, na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, estação inferior que dá acesso ao Teleférico. O objetivo é promover trocas de experiências entre a realidade de cada participante e suas práticas cotidianas


Na fruição, a estação inferior recebe a performance “Colorau”, apresentação de Vitória Correia, do Teatro do Interrupto. O espetáculo emana a força e o poder feminino em suas práticas cotidianas, em suas crenças e ritualidades, bem como na conexão e resgate da ancestralidade que reverbera no desencadeamento de memórias da infância da atriz. 


Toda a programação ocorre nas áreas da Colina do Horto e do Salgadinho. A Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, estação inferior que dá acesso ao Teleférico, fica localizada na Avenida do Agricultor, nº 1334, Salgadinho, Juazeiro do Norte. 


Complexo Ambiental Caminhos do Horto


O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do "Padim". As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.


SERVIÇO


Programação (23 a 25 de janeiro)


Formação


Caminhos da Tradição: Rolê no Horto: entre o cotidiano e a fotografia com Hévila Ribeiro


Datas: 11 e 26 de janeiro

Horário: 14h às 19h

Vagas: 40

Local: Complexo Ambiental Caminhos do Horto- Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (Estação Inferior)


Inscrições: Via formulário disponível no link da bio do instagram, acessível pelo perfil @telefericocaminhosdohorto.


Formação


Oficina de Corpo com Neide Lima (Neide do Horto)


Datas: 23 e 24 de janeiro

Horário: 13h às 18h

Local: Rua da Palha e Cras do Horto

Vagas: 10

Inscrições: Via formulário disponível no link da bio do instagram @‌telefericocaminhosdohorto


Fruição


Roda de Aprendizagem sobre bem viver com Luciana Medeiros


Data: 25 de janeiro

Horário: 14h

Local: Complexo Ambiental Caminhos do Horto- Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (Estação Inferior)


Fruição


Performance ‘Colorau’ com Teatro Irrupto (CE)


Data: 25 de janeiro

Horário: 16h

Local: Complexo Ambiental Caminhos do Horto- Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (Estação Inferior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário