terça-feira, 21 de janeiro de 2025

TRE-CE inaugura os primeiros cinco PIELs do Estado em Penaforte, Porteiras, Abaiara, Baixio e Umari


Com o propósito de tornar a Justiça Eleitoral mais próxima e acessível para a população cearense, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) inaugurou, nessa segunda-feira (20/01/2025), cinco Pontos de Inclusão Eleitoral (PIELs) nos municípios de Penaforte, Porteiras, Abaiara, Baixio e Umari. As cidades não possuíam unidade do órgão.


A iniciativa, inédita no Brasil, contribui também com as diretrizes da Política de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição no âmbito da Justiça Eleitoral do Ceará.


O presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, realizou as inaugurações das instalações e reforçou o compromisso do órgão em relação ao acesso à Justiça Eleitoral. "Iniciamos as inaugurações de Pontos de Inclusão Eleitoral em cinco municípios da região Sul do Estado. Dos 184 municípios do Ceará, 79 não possuíam locais com serviços da Justiça Eleitoral e a população tinha que se deslocar para outras cidades. Com a inauguração do PIEL em 14 cidades durante esta semana, atingiremos mais de 150 mil pessoas com acesso à Justiça Eleitoral em suas cidades. O objetivo da atual gestão é que os 184 municípios tenham locais de acesso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará", destaca o desembargador.


O primeiro PIEL foi inaugurado na cidade de Penaforte. Em seguida, foi a vez do município de Porteiras. Ainda durante o dia, foram inaugurados os PIELs em Abaiara, Baixio e Umari. Finalizando as inaugurações durante o dia, o presidente do TRE-CE foi recebido ao som da banda Maestro Cirilo Alves, da Prefeitura de Umari.


Outras inaugurações


Outros pontos serão inaugurados nesta terça-feira (21), nas cidades de Quixelô, Cariús, Tarrafas, Antonina do Norte e Altaneira. Ainda durante a programação, na quarta-feira (22), serão inauguradas nos municípios de Salitre, Potengi, Santana do Cariri e Granjeiro. As instalações do PIELs ocorrem mediante cooperação entre o TRE-CE e as prefeituras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário