sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

UFCA conquista aprovação de Mestrado em Ensino de Biologia

Professor Rogério Saraiva durante aula do curso de biologia da UFCA, no campus Brejo Santo, em 2023. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Foi aprovado nesta terça-feira, dia 21 de janeiro de 2025, a oferta de um mestrado em ensino de biologia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). A formação será a primeira pós-graduação stricto sensu oferecida no campus Brejo Santo da UFCA.


O mestrado em ensino de biologia na UFCA é um mestrado profissional oferecido em rede (oferta simultânea nacional), sob coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O mestrado é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e possui nota 4, de um máximo de 5.


De acordo com Claudener Teixeira, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), com a aprovação do novo mestrado pela Capes, a UFCA vai providenciar a tramitação dos processos internos que envolvem a criação do mestrado – que ainda será apreciado pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) – para, em seguida, trabalhar na primeira seleção: “A expectativa é de iniciar a primeira turma do mestrado ainda em 2025”, disse.


Conforme Rogério Saraiva, futuro coordenador do Profbio/UFCA, estão previstas 15 vagas para o primeiro processo seletivo do novo mestrado, do qual poderão participar exclusivamente graduados/as em biologia no exercício da docência dessa disciplina, no ensino médio da rede pública de ensino.


Dentro das áreas da biologia, o Profbio/UFCA vai ofertar orientadores nas áreas de Ensino de Biologia Geral, Bioquímica, Botânica, Ecologia, Microbiologia, Morfologia e Zoologia.


Ainda de acordo com professor Rogério, o mestrado terá importância significativa para a qualificação de docentes de biologia do ensino médio de escolas públicas da região do Cariri e de outros estados interessados nesta qualificação.


“As contribuições desse mestrado estarão centradas em uma maior qualidade do ensino das escolas da rede pública, trazendo novos olhares e estratégias efetivas de ensino de biologia alinhadas aos desafios dos novos tempos. Com isso, pretendemos melhorar os indicadores educacionais de nossa região. No fim, professores, alunos e a comunidade ganham”, reflete.


Sobre isso, professor Claudener destaca a contribuição do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), sediado no campus Brejo Santo, para a qualificação dos professores que atuam em escolas públicas e privadas da região.


“As escolas de Brejo Santo vêm se destacando nacionalmente por suas práticas educacionais eficientes. A implementação desse Mestrado no campus de Brejo Santo não apenas reconhece a excelência educacional já existente, mas também oferece uma oportunidade única para fortalecer ainda mais a formação de professores na região. Estamos confiantes de que este mestrado contribuirá para o desenvolvimento contínuo da educação em Brejo Santo e nas cidades circunvizinhas, consolidando nossa missão de promover a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação da UFCA”, disse Claudener.

Nenhum comentário:

Postar um comentário