O projeto ABC do Cariri, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA), publicou recentemente o livro “Caririês Médico: glossário dos regionalismos em saúde”. O exemplar, que está disponível gratuitamente para download na plataforma de ebooks da UFCA, é voltado para profissionais da saúde e pode servir como ferramenta de consulta e estudos para facilitar atendimentos médicos.
O dicionário engloba aproximadamente 600 vocábulos do cotidiano caririense na forma de verbetes – entre palavras e expressões. Os termos, listados em ordem alfabética, são acompanhados de significado, separação silábica, indicação de classe gramatical e exemplo de usos em frases.
Conforme uma das integrantes do projeto, Clarice Saraiva, a pesquisa das palavras contou com buscas em bases de dados científicos e com a aplicação de entrevistas em moradores do Cariri: “As entrevistas foram feitas ao longo de todo o ano de 2024, durante ações que reuniram a comunidade extra-acadêmica e os participantes do projeto. Elas eram conduzidas de modo a coletar os vocábulos e gerar o diálogo sobre a utilização prática e os significados desses vocábulos”, relatou.
As palavras e expressões incluídas na edição final do livro foram selecionadas a partir de três critérios: ser componente da linguagem informal, ter abrangência de uso na região do Cariri e ser utilizada no contexto da saúde física, psíquica, emocional, social ou ambiental.
“Uma forte arma terapêutica”
Clarice, que também é estudante de medicina da UFCA, explicou que a criação do livro surgiu da concepção de que a saúde e a comunicação estão intimamente interligadas: “O trabalho em saúde é essencialmente dependente da comunicação entre profissionais dessa área e seus pacientes, sendo ela determinante na qualidade assistencial prestada, isto é, uma comunicação eficiente consiste em uma forte arma terapêutica”, enfatizou.
Além disso, Clarice destaca que, no Cariri, há profissionais da saúde que não estão adaptados com a cultura e a linguagem local. Essa problemática, por sua vez, pode causar atritos na comunicação durante os atendimentos ou procedimentos médicos.
De acordo com as pesquisas realizadas pelo projeto, ainda segundo a estudante, o “Caririês Médico” é o primeiro livro que se propõe a trabalhar com os regionalismos em saúde – tendo o Cariri como recorte geográfico.
ABC do Cariri
A criação do livro ocorreu paralelamente às atividades do projeto de cultura “ABC do Cariri”, que foi pensado justamente para o desenvolvimento do glossário. A elaboração do conteúdo que faz parte do “Caririês Médico” foi iniciada em março de 2024 e finalizada em janeiro de 2025.
O ABC do Cariri visou facilitar o processo comunicativo entre pacientes e profissionais da saúde – o que resultou no dicionário. Ao todo, integraram a equipe do projeto sete pessoas: Emanuel Bruno Carioca (coordenador do projeto e professor de letras-Libras da UFCA); Emanuel Pontes (bolsista); Clarice Saraiva, Hiarlly Cortez e Lorena Araújo (voluntários); Abiliane Costa e Italo Silva (colaboradores discentes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário