A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em Crato, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), entra no mês de fevereiro com uma programação cheia de significado, pois é o mês do nascimento do saudoso Padre Ágio. O Equipamento terá ainda apresentações dos grupos artísticos, oficinas e contação de histórias.
No dia 5 de fevereiro, dia do nascimento do Padre Ágio Augusto Moreira, aconteceu, na Capela Nossa Senhora das Graças, no Belmonte, em Crato, uma missa em homenagem ao querido Monsenhor. Na celebração, a Orquestra Zequinha de Abreu e o Quarteto de Professores da Vila da Música homenagearam o grande responsável pela disseminação do conhecimento musical para a comunidade agrícola do Belmonte. Ainda em alusão à data, a Vila da Música exibiu o documentário “Músicos Camponeses”, de Jefferson Albuquerque. O curta foi apresentado no Auditório Izaira Silvino, numa sessão aberta ao público.
O Seminário Diocesano São José, em Crato, celebra 150 anos de fundação e, como parte das comemorações, realizará um recital especial no dia 7 de fevereiro. O Grupo de Professores da Vila da Música integra a programação. O evento homenageará também figuras importantes da música sacra na Diocese, como Monsenhor Ágio e Padre Davi Moreira. A programação terá início às 19h.
No dia 12, a Vila da Música recebe a autora Maria Loureto para o lançamento do livro “Caldeirão: o Silêncio dos Remanescentes e a Redescoberta da Verdade”. Loureto é filha de um dos últimos remanescentes do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, Eleutério Tavares de Lira, falecido em 1993. O lançamento do livro contará com a presença do poeta, músico e luthier João Nicodemos. O evento acontecerá no Auditório Izaira Silvino, a partir das 15h.
Na tradicional missa do dia 13, realizada no Monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco, em Crato, o músico e supervisor pedagógico da Vila da Música Vinícius Simplício fará uma apresentação solo intitulada “Santa Sanfona”, a partir das 18h. O espetáculo com a sanfona simboliza a alegria, a fé e a resiliência do povo sertanejo.
No dia 19, às 7h30, acontece a oficina de Percussão Corporal na Escola Estadual de Educação Profissional Governador Virgílio Távora, em Crato. O evento será interno, voltado aos alunos, e terá a condução do supervisor da Vila da Música, Vinícius Simplício.
O mês encerra com “Histórias encantadas do Cariri”, uma contação de histórias com Bette Gomes e Sidália Maria, no dia 26, a partir das 14h, no Auditório Izaira Silvino, na Vila da Música. Todas as programações são gratuitas.
Sobre a Vila da Música
A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário