quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Campus da URCA em Campos Sales: obras da sede própria chegam a mais de 60%


Está em pleno andamento as obras do campus da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Campos Sales. O local recebeu no último final de semana a visita do Reitor da instituição, Professor Carlos Kleber de Oliveira, juntamente com a equipe da administração superior da universidade e a direção do Campus no Município. A obra está bastante adiantada e chega a mais de 60%.


A construção do novo campus é uma reivindicação da comunidade acadêmica do Município, possibilitando melhores condições de ensino e aprendizagem, mais segurança e conforto, novos laboratórios, além de abrir espaço para a expansão do ensino superior em Campos Sales.



Os avanços na construção do campus foram constatados pela equipe. O novo prédio representa uma conquista histórica da URCA em Campos Sales.

Cogerh e Comitê do Salgado avaliam operação do Açude Manoel Balbino em Juazeiro do Norte


Nesta terça-feira (18/02), o Comitê da Sub-bacia do Salgado se reuniu com os usuários do Açude Manoel Balbino, na Escola EMEIF Maria do Socorro Cardoso, localizada no distrito Padre Cícero/Palmeirinha, no município de Juazeiro do Norte. O objetivo da reunião foi avaliar a operação do reservatório durante o segundo semestre de 2024.


Ana Paula Saraiva, técnica da Gestão Participativa da regional da Cogerh da região do Salgado, abordou a Lei Estadual e a Política de Recursos Hídricos. Ela explicou que a água é um recurso finito e, por isso, a prioridade no uso deve ser para o consumo humano e a dessedentação animal.


Ana Paula também destacou a importância da gestão participativa no Comitê do Salgado, que é o principal instrumento de engajamento da sociedade na gestão dos recursos hídricos.


Em seguida, o coordenador da gestão operacional, Arimateia Cavalcante, apresentou a situação atual do reservatório Manoel Balbino, que se encontra com 42,85% da sua capacidade total.


Na última reunião, foi definida uma vazão total de 140 l/s, sendo 40 l/s destinados ao abastecimento humano de Caririaçu e 100 l/s para o rio. A vazão média do reservatório foi de 120 l/s, de agosto de 2024 a janeiro de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário