Nesta terça-feira (18/02), o Comitê da Sub-bacia do Salgado se reuniu com os usuários do Açude Manoel Balbino, na Escola EMEIF Maria do Socorro Cardoso, localizada no distrito Padre Cícero/Palmeirinha, no município de Juazeiro do Norte. O objetivo da reunião foi avaliar a operação do reservatório durante o segundo semestre de 2024.
Ana Paula Saraiva, técnica da Gestão Participativa da regional da Cogerh da região do Salgado, abordou a Lei Estadual e a Política de Recursos Hídricos. Ela explicou que a água é um recurso finito e, por isso, a prioridade no uso deve ser para o consumo humano e a dessedentação animal.
Ana Paula também destacou a importância da gestão participativa no Comitê do Salgado, que é o principal instrumento de engajamento da sociedade na gestão dos recursos hídricos.
Em seguida, o coordenador da gestão operacional, Arimateia Cavalcante, apresentou a situação atual do reservatório Manoel Balbino, que se encontra com 42,85% da sua capacidade total.
Na última reunião, foi definida uma vazão total de 140 l/s, sendo 40 l/s destinados ao abastecimento humano de Caririaçu e 100 l/s para o rio. A vazão média do reservatório foi de 120 l/s, de agosto de 2024 a janeiro de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário