terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Coletivo Camaradas aguarda apoio da Prefeitura do Crato para revitalizar Sitio Urbano do Gesso desde 2023


Projeto do Coletivo Camaradas de revitalização do Sítio Urbano do Gesso aprovado no Conselho Municipal do Meio Ambiente em 2023 aguarda até hoje liberação de recursos pela Prefeitura Municipal do Crato. A presidenta da organização, Estrela do Sul, encaminhou oficio ao Chefe de Gabinete do Município solicitando informações sobre o andamento do projeto. De acordo com oficio o projeto tinha sido enviado na época pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima para Procuradoria do Município. 

A presidenta aproveitou o ofício para denunciar que nos últimos oito anos, foram encaminhadas várias solicitações a Chefia de Gabinete e nenhuma foi respondida oficialmente. Estrela do Sul destacou a importância do diálogo com a nova gestão municipal. 

O Coletivo Camaradas realizou no dia 08 janeiro deste ano, reunião de Planejamento do Sítio Urbano do Gesso juntamente com as secretarias de Meio Ambiente e  Mudança do Clima, Serviços Públicos e Conservação, Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, SAAEC, Projeto Nova Vida, Terreiro do Mestre Roxinha, Paraiso dos Caipiras e Sociedade Pró-Melhoramento do Bairro São Miguel. Na reunião foram tirados alguns encaminhados que estão sendo efetivados com as secretarias municipais. 

O Coletivo Camaradas encaminhou novo projeto que deverá ser submetido na próxima reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O Camaradas propõe desenvolver uma série de ações educativas com as escolas públicas que compõe o Território Criativo do Gesso, além de complementação de renda para os moradores que ajudam na manutenção do sítio e bolsas para orientação na área agrícola. 

O Sítio Urbano do Gesso é reconhecido pela Lei Municipal nº 3.612/2019 e está situado nas margens da linha férrea entre a Estação da RFFSA e a Escola Profissionalizante Violeta Arraes.  Atualmente o Sitio tem uma variedade de 24 plantas frutíferas, além de medicinais, totalizando mais de 150 frutíferas. A Lei prevê que essa experiência seja replicada em outras áreas da cidade. O Coletivo Camaradas tem defendido que o Sítio Urbano do Gesso contribui para desenvolver novas experiencias de urbanização social que promove qualidade de vida para população e se contrapõe ao modelo de urbanização baseada no asfalto, concreto e na derrubada de árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário