Foto: Regenera Cariri |
O sítio Bonsucesso, na zona rural de Jardim, contabilizou 32 milímetros (mm) entre às 7h de quarta-feira (5/2/2025) e às 7h desta quinta (6), sendo o maior volume pluviométrico registrado durante o período no Cariri, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
No Ceará, 131 cidades contabilizaram chuva, sendo o volume mais expressivo em Jaguaribara, 113,8 mm. Na região caririense, 13 municípios registraram chuva, sendo os seguintes:
A previsão do tempo para o Ceará aponta uma condição de chuva em todo o estado nesta quinta-feira (06), principalmente durante o período da tarde e noite. De forma geral, essas chuvas tendem a ser de intensidade fraca a moderada. No entanto, em áreas do litoral, Ibiapaba, norte do Sertão Central e Inhamuns, essas chuvas em alguns momentos podem ter intensidade forte.
Para sexta-feira (07/02), embora haja previsão de chuva para todas as regiões, a tendência é que a maior parte da chuva se concentre na faixa litorânea, Ibiapaba e no norte do Sertão Central e Inhamuns. A princípio, esperam-se poucos acumulados de chuva para centro-sul do Ceará. Assim como na sexta, para o sábado (08/02), as chuvas devem ocorrer na faixa litorânea e na Ibiapaba, com os períodos mais favoráveis a chuva na madrugada e na tarde.
O motivo das chuvas se deve pela atuação do VCAN (principalmente nesta quinta-feira) e pela proximidade da ZCIT. Além disso, o avanço de áreas de instabilidades provenientes do leste do NEB e os efeitos locais, tais como, regiões com relevo elevado, sistema de brisa marítima e terrestre, temperatura e disponibilidade de umidade, podem colaborar para ocorrência das chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário