Na noite da última segunda-feira, 3 de fevereiro, romeiros e fiéis subiram a Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, para celebrar o primeiro aniversário da dedicação da Igreja Bom Jesus do Horto. O momento, marcado pela fé e pela gratidão, rememorou a solenidade realizada há um ano, quando o templo foi consagrado. Um marco histórico e a realização de um antigo sonho do Servo de Deus Padre Cícero Romão, a dedicação da igreja representou um feito não apenas para a Diocese de Crato, mas também para a Obra Salesiana e toda a nação romeira, devota do “Padim”.
A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, e concelebrada por sacerdotes diocesanos e salesianos. Em sua homilia, o bispo destacou o significado deste aniversário: “Ao celebrarmos um ano de dedicação, somos chamados a renovar nossa fé e nossa entrega. Que este espaço continue sendo um refúgio de oração, um lugar onde possamos silenciar nossa alma para ouvir a vontade de Deus. Subir ao Horto é um convite a caminhar com Cristo, a confiar no Pai e a descobrir que, mesmo nas provações, a ressurreição nos espera”.
A celebração foi marcada por dois momentos especiais. No interior da igreja, o sacrário foi solenemente abençoado, tornando-se morada permanente do Santíssimo Sacramento, fonte e centro da vida cristã. Do lado externo, foram inauguradas as imagens de dois homens santos cujos sonhos se entrelaçaram na missão evangelizadora: São João Bosco e o Servo de Deus Padre Cícero Romão.
“Os dois, de fato, não se encontraram em vida, mas seus sonhos se cruzaram. O sonho de Dom Bosco de ver a educação concretizada se alinha à missão de bem acolher o povo santo, os romeiros que aqui passam. O maior legado, a maior herança que recebemos do Padre Cícero, sem dúvida, foi o seu zelo pastoral. Ver as imagens dos dois lado a lado reforça essa memória afetiva e nos lembra que os sonhos desses santos se encontram e se concretizam aqui”, partilhou o inspetor da Obra Salesiana no Nordeste, Padre Francisco Inácio.
Por Jornalista Mychelle Oliveira / Diocese de Crato
Nenhum comentário:
Postar um comentário