O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Barro, na região do Cariri, recomendou, na última terça-feira (11/02), que a Prefeitura Municipal garanta condições adequadas de atendimento odontológico nas unidades básicas de saúde (UBS) do município. A medida foi adotada após o MP receber denúncias de que os serviços odontológicos não estavam sendo oferecidos nos postos de saúde devido à falta de materiais e equipamentos.
Em visita realizada pela Promotoria às Unidades Básicas de Saúde Trajano Nogueira; Vila São José, Jardim Raimundo Inácio e Jardim São Francisco; além do Centro de Saúde Adilia Gonçalves, foram constatadas diversas irregularidades, como infiltrações nas paredes; mesas odontológicas, computadores e demais aparelhos danificados; como também foi relatado que houve a entrega de insumos com prazo de validade vencido. Por conta da falta de materiais e de condições de trabalho, foi verificado que as unidades só conseguem oferecer serviços básicos, como raspagens manuais e extrações dentárias simples.
Na recomendação, a promotora de Justiça Anna Carolynna Almeida deu prazo de 30 dias para a Prefeitura de Barro adotar as providências necessárias. Caso a orientação não seja acatada, o MP pode entrar com uma ação civil pública contra os gestores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário