quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Museu de Paleontologia de Santana do Cariri recebe R$ 15 milhões em novos equipamentos para expografia


O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, contará com investimentos de mais de R$ 15 milhões em novos equipamentos para exposição, através do Programa de Modernização Tecnológica (Promotec II), do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Universidade Regional do Cariri (URCA).


Na última semana, a direção do museu recebeu os novos equipamentos, transportados em cinco caminhões. Foram 32 novas máquinas interativas, que trarão mais modernização para promover, segurança e proteção do acervo paleontológico.



Os equipamentos estarão voltados para exposição do museu e geossítios do Geopark Araripe. Esse é maior investimento realizado para qualificar a exposição do museu, com a meta de ampliar sua visibilidade, alcance de suas ações e especialmente a interação com o visitante.


Os equipamentos estão armazenados no Museu, aguardando a equipe de instalação que virá da Alemanha em março. Também está prevista para este primeiro semestre a entrega de um segundo conjunto de equipamentos voltados para a pesquisa, que tornará o Museu um dos mais importantes centros de pesquisa em paleontologia, com alguns dos equipamentos mais modernos da atualidade.


A maior parte dos equipamentos ficará na expografia do museu e os demais serão distribuídos nos geossítios do Geopark Araripe. O material chegou em containers na quinta-feira última e levou dois dias para ser descarregado. Foi usado o espaço do Museu de Paleontologia, além do galpão onde será instalada a nova reserva técnica e também um espaço cedido pela Prefeitura de Santana para acomodar todos os equipamentos. São caixas que variam entre 40 e 1.500kg. A direção do Museu destaca a parceria da Prefeitura de Santana do Cariri para que todo esse material seja devidamente resguardado até a futura montagem e instalação.“O visitante do Museu de paleontologia, além de apreciar os fósseis, vai entender e aprender um pouco mais sobre alguns dos processos relacionados aos fósseis, como eles se formam, o que são, um pouco de geologia, datação, para entender a disciplina como um todo, o tema paleontologia de uma forma geral, e aprender brincando”, afirmou o diretor do Museu, Professor Allysson Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário