Visando preservar e fortalecer a tradição do carnaval popular, mais especificamente no Distrito do Caldas, em Barbalha, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove nos dias 15, 16 e 23/02/2025, às 9h, no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, uma oficina de construção de Boneco Carnavalesco Gigante.
A culminância da oficina será no dia 28, às 23h, com a saída do boneco nas ruas do distrito do Caldas, juntamente do Cordão Carnavalesco Massa da Madrugada e da Orquestra de Frevo Arrastão, na praça Maria do Rosário, em frente ao balneário do Caldas.
Músico, educador e artesão, a atividade será ministrada pelo artista Igor Martins, que se dedica à preservação e valorização da cultura popular no Cariri. Ele é Licenciado em Música pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), e Especialista em Educação Infantil pela Universidade Regional do Cariri (URCA).
A oficina surge como uma iniciativa cultural e formativa que visa preservar e fortalecer a tradição do carnaval popular, especificamente no Caldas, homenageando uma figura emblemática da folia local: José Atanaildo Saraiva, conhecido como Dedé Kaipirão, que foi o fundador do CarnaCaldas, em 1992, evento que consolidou o carnaval da região como uma celebração comunitária e festiva. No ano seguinte, em 1993, surgiu o Cordão Carnavalesco Massa da Madrugada, criado por amigos em sua homenagem. Esse cordão carnavalesco seguiu resistindo ao longo dos anos, reforçando a importância de Dedé Kaipirão para a cultura popular local.
A oficina proporcionará um espaço de aprendizado, criatividade e troca de saberes, incentivando os participantes a desenvolverem habilidades manuais e artísticas, ao mesmo tempo em que se aprofundam na história e nos valores do carnaval caldense.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário