As Forças de Segurança do Ceará e de Pernambuco se uniram, no último final de semana, para combater a criminalidade na área de divisa entre os dois estados. Entre sexta-feira (7/2/2025) e domingo (9), a Operação Divisa Integrada cumpriu 25 mandados de prisão, 25 mandados de busca e apreensão e apreendeu cerca de 3,5 kg de drogas, quatro armas de fogo, uma arma branca e 12 veículos. O balanço da ofensiva foi divulgado na manhã desta segunda-feira (10) e inclui, ainda, 14 autos de prisão em flagrante por diversos crimes.
Ao todo, 556 agentes das Forças de Segurança cearenses e pernambucanos participaram do esforço conjunto. Foram desenvolvidas ações preventivas, ostensivas, repressivas e de Polícia Judiciária em várias frentes de atuação, no limite dos municípios caririenses de Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Nova Olinda e Penaforte, no Ceará; e em Araripina, Exu, Ipubi, Salgueiro e São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco.
Além de integrantes das polícias militar e civil, participaram da operação: bombeiros militares e as polícias científicas de ambos os estados, integrantes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer-SSPDS/CE) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA-SDS/PE) e demais servidores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS /CE) e da Secretaria de Defesa Social (SDS). Agentes da Polícia Federal e da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP-CE) também foram mobilizados.
Balanço positivo
De acordo com o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Secretaria da SSPDS, Sérgio Pereira, a Operação Divisa Integrada é, em grande parte, resultado do trabalho de inteligência desenvolvido pelos dois estados, do levantamento de endereços e de representações cautelares. “O saldo é extremamente positivo. Para além dos números, nós aprimoramos a nossa capacidade de operar com secretarias de Segurança de outros estados e isso veio confirmar a nossa capacidade de organizar, planejar e executar operações complexas com outros estados brasileiros”, observa o secretário executivo cearense.
Ainda segundo ele, para além das 39 prisões e dos 25 mandados de busca e apreensão, a Operação ainda permitirá desdobramentos que aperfeiçoarão o trabalho investigativo da polícia. “Não consideramos que a operação esteja totalmente encerrada. Ainda tem alguns alvos que estamos tentando localizar, mas, em um curto espaço de tempo, eles serão presos e colocados à disposição da Justiça”, arremata.
Primeiro dia
O balanço detalhado da Operação Divisa Integrada demonstra que, na sexta-feira (9), policiais civis e militares cearenses cumpriram oito mandados de prisão nos municípios de Brejo Santo, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte e Santana do Cariri, enquanto as Forças de Segurança pernambucanas cumpriram mais 10 em Araripina, Exu e Juazeiro do Norte. Um mandado de prisão foi cumprido pela SAP/CE em Juazeiro do Norte.
Os agentes pernambucanos cumpriram, ainda, 21 mandados de busca e apreensão em Araripina, Exu, Ipu e Juazeiro do Norte no mesmo dia. Também foram realizados cinco autos de prisão em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) em Barbalha, Crato, Jati e Penaforte. Por fim, as Forças de Segurança de Pernambuco contribuíram com dois autos de prisão em flagrante em Araripina.
Segundo e terceiro dia
O segundo dia teve o cumprimento de três mandados de prisão em Brejo Santo e Juazeiro do Norte, um mandado de busca e apreensão em Juazeiro do Norte e um auto de prisão em flagrante no Crato, todos executados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A PMCE prendeu em flagrante, em Barbalha, um suspeito. As Forças de Segurança de Pernambuco realizaram o cumprimento de três mandados de busca e apreensão e prenderam três suspeitos em Salgueiro.
No último dia, a Polícia Civil cearense cumpriu três mandados de prisão em Juazeiro do Norte e Mauriti e a PMCE prendeu em flagrante um suspeito em Juazeiro do Norte. Por fim, as Forças pernambucanas prenderam um suspeito em flagrante em Salgueiro.
OBJETOS APREENDIDOS NO DIA 07/02/2025 (sexta-feira).
9 g de maconha e um celular. PMCE em Jati.
5 g de crack; 88 g de maconha; uma balança de precisão; uma arma branca; dois celulares e uma espingarda e uma munição calibre 12. Força PE em Araripina.
Uma motocicleta. PMCE em Crato.
Duas motocicletas. PMCE em Barbalha.
OBJETOS APREENDIDOS NO DIA 08/02/2025 (sábado).
Um motocicleta. Força PE em Salgueiro.
Uma pistola e oito munições 0.45, um carro; um aparelho e um papelote de cocaína. PMCE em Barbalha.
1,88 kg de maconha, 438 g de cocaína, 1 kg de crack e seis aparelhos celulares. Força PE em Salgueiro.
Uma motocicleta. PCCE em Juazeiro do Norte.
Uma espingarda artesanal e um cartucho cal. 12, oito pedras de crack, e um celular. PCCE em Crato.
OBJETOS APREENDIDOS NO DIA 09/02/2025 (domingo).
Cinco motocicletas e um caminhão. Força PE em Salgueiro
Uma arma de fogo e seis cartuchos intactos. PMCE em Juazeiro do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário