sábado, 15 de fevereiro de 2025

Potengi, no Cariri, registra a maior chuva do Ceará entre sexta (14) e sábado (15); veja previsão para o final de semana

A chuva na cidade caririense também veio acompanhada de ventos, que fizeram árvores caírem

Somente 14 municípios do Ceará registraram chuva entre às 7h de sexta-feira (14/02/2025) e às 7h deste sábado (15), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Vila Alecrim, em Potengi, na região do Cariri, contabilizou o maior volume pluviométrico do estado, com 47 milímetros (mm). A chuva na cidade caririense também veio acompanhada de ventos, que fizeram árvores cair. Confira as 10 maiores chuvas durante as últimas 24 horas:


Potengi (Posto: VILA ALECRIM) : 47 mm

Potengi (Posto: POTENGI) : 41 mm

Viçosa Do Ceará (Posto: MANHOSO) : 21 mm

Tauá (Posto: VERA CRUZ) : 16.6 mm

Tauá (Posto: ALTAMIRA) : 7 mm

Chaval (Posto: CHAVAL) : 6 mm

Granja (Posto: TIAIA DE BAIXO) : 6 mm

Santana Do Acaraú (Posto: AÇUDE SAO VICENTE) : 5 mm

Penaforte (Posto: PENAFORTE) : 4 mm

Acaraú (Posto: ACARAU) : 4 mm


A previsão do tempo para o Ceará entre sábado (15) e domingo (16) aponta chuvas isoladas e em geral de fraca intensidade. Em termos de acumulados de precipitação, são esperados valores baixos e estes devem ocorrer preferencialmente durante a madrugada, manhã e tarde.


Para segunda-feira (17/02), a formação de áreas de instabilidade no leste do Nordeste do Brasil (NEB) deverá contribuir para que haja chuvas no estado do Ceará, visto que estas devem avançar pelo leste e sul do estado (Jaguaribana e Cariri), faixa litorânea e ao longo do dia, se espalhar pelo interior cearense. À princípio, essas chuvas devem ter intensidade entre fraca a moderada.


No decorrer de sábado (15/02) e no domingo (16/02), há possibilidade de formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que deve ter seu centro posicionado no sul do NEB. No entanto, este sistema tende a se deslocar rapidamente em direção ao centro do Brasil e se desfazer na metade da próxima semana. Assim como comentado acima, devemos ter uma influência de condições dos baixos e médios níveis da atmosfera, fazendo com que aumente a nebulosidade no leste do NEB e consequentemente trazendo chuvas para o litoral leste do NEB e para a região. Por esse motivo, é importante o acompanhamento e a atualização das previsões para os próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário