segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Primeira semana de fevereiro deve ser de tempo estável e chuvas isoladas no Cariri, prevê Funceme

Foto: Marciel Bezerra

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), para esta segunda-feira (03/02/2025), indica predomínio de tempo estável no Ceará, com céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens ao longo do dia. Chuvas isoladas devem ocorrer no Litoral Norte, Litoral do Pecém e noroeste do Sertão Central e Inhamuns no período da tarde devido a efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, calor e umidade. No período da noite, áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste, podem trazer chuvas isoladas para o Cariri e sul do Ceará.


Para terça-feira (04/03) a previsão indica aumento da nebulosidade ao longo do dia, com possibilidade de chuvas isoladas em todas as macrorregiões. No Litoral de Fortaleza a chuva deve começar no período da noite, e se estender pela madrugada e manhã de quarta-feira (05/03), com intensidade variando, a princípio, de fraca a moderada. Ao longo da quarta-feira, nos períodos da tarde e noite, a previsão é de chuvas mais generalizadas no Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, Litoral Norte e Ibiapaba, podendo chover novamente na faixa litorânea no final da noite.


Os motivos das chuvas previstas é a passagem do VCAN pelo interior do NEB, na altura do estado da Bahia, que deve aumentar a instabilidade no interior do CE, e a aproximação da ZCIT, prevista para estar localizada mais próxima da faixa litorânea do CE entre terça e quarta-feira.


Em relação ao vento, a direção predominante será de Leste, podendo variar entre Nordeste e Sudeste, com velocidade máxima de 40 km/h para as regiões de serra e para a Jaguaribana.


As temperaturas máximas no período devem ser observadas nas macrorregiões da Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns, com valores em torno de 36°C nesta segunda e na terça-feira. Com mais nebulosidade e chuvas previstas, as temperaturas máximas tendem a ficar menos elevadas na quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário