Foto: Frame EBC |
Neste início de 2025, a região do Cariri registrou 104 casos de dengue, de acordo com dados da plataforma Integra SUS. Destes, 71 casos são apenas do município de Penaforte. No Crajubar, apenas 15 casos foram confirmados. Os municípios com diagnóstico positivo são Penaforte, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Brejo Santo, Porteiras, Jati e Mauriti. Nenhum óbito pela doença foi registrado até o momento.
Em 2024, a região registrou um aumento de 86% nos casos de dengue, em comparação com 2023, acumulando 4.991 ocorrências. No ranking de municípios com mais casos de dengue em 2025, Penaforte (71), Barbalha (12) e Brejo Santo (7) aparecem nos três primeiros lugares. Em relação a outras arboviroses, o Cariri registrou 6 casos de chikungunya em 2025, e nenhum de zika.
O combate às doenças deve se intensificar em 2025. O Ceará adotará uma biofábrica para combater arboviroses, onde “mosquitos do bem” serão produzidos e distribuídos pelos municípios para interagir com o aedes aegypti e impedir a transmissão das doenças. Além disso, os municípios poderão adotar a vacinação contra a dengue. Em Crato, 20 unidades básicas realizam vacinação contra a doença, com atendimentos das 08h às 11h e das 13h às 16h30.
As secretarias de saúde reforçam que o apoio da população no combate ao mosquito é essencial para o combate à dengue. "Precisamos que a população faça a sua parte. Cuidar da residência e compartilhar informações são passos simples para combater o mosquito”, pontuou Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde de Juazeiro.
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário