O primeiro Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural no Ceará foi realizado em Salitre, na região do Cariri, no período de 18 a 20 de fevereiro (terça a quinta-feira). A ação atendeu as trabalhadoras rurais no Centro de Eventos e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
O mutirão integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e é realizado em parceria com o Incra e vários outros órgãos federais e estaduais e movimentos sociais.
A programação contou com capacitações, palestras e emissão de documentos pessoais, do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), do INSS digital, do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de disponibilizar informações sobre documentação básica.
As mulheres e crianças tiveram um local especial de acolhimento, por meio do Cantinho de Autocuidado da Mulher Rural e recreação infantil, promovidas pelo Cras do município.
“Este é um momento muito importante para o município. Por meio do programa, o governo federal facilita o acesso dos cidadãos, em especial das mulheres, a vários tipos de documentos, inclusive pessoais. Assim, possibilita o ingresso a diversas políticas públicas”, ressaltou o superintendente substituto do Incra/CE, Marcos Aurélio Cândido, durante a abertura do evento.
Além da equipe da regional cearense, que acompanhou os três dias de mutirão, participaram também representantes da Prefeitura de Salitre; da Secretaria Municipal de Proteção Social; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce); de cartórios; da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); da justiça eleitoral; da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Salitre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário