sexta-feira, 28 de março de 2025

Hospital Regional do Cariri recebe treinamento para fortalecimento de protocolos e fluxos de atendimento do AVC


Profissionais do Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participaram, na última quinta-feira (27/03), de um treinamento voltado para o atendimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A capacitação foi promovida pela iniciativa Angels – programa internacional que visa melhorar a qualidade dos cuidados de saúde para doentes de AVC – e abordou as fases pré-hospitalar e hiperaguda da doença, com explanação teórica e simulação realística.


O momento, dividido em duas turmas, contou com a participação de mais de 200 trabalhadores, tanto da equipe assistencial, como dos serviços de apoio, além de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará.



“Quando nós falamos de implementação de protocolo, o protocolo não é só da equipe médica, só da equipe da enfermagem, é um protocolo institucional. Então é fundamental que todos da equipe multidisciplinar tenham conhecimento de forma homogênea”, explica o consultor científico da iniciativa Angels que conduziu o treinamento, Alessandro Alencar, sobre a importância da participação de profissionais das diferentes áreas.


O AVC ocorre quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro, e o tempo é um fator determinante para a recuperação do paciente, sendo fundamental que os sintomas sejam identificados rapidamente e o atendimento iniciado o mais breve possível. Diante disso, o treinamento teve como objetivo fortalecer as condutas de atendimento desde o primeiro contato com o paciente até as etapas seguintes do tratamento hospitalar, visando maior agilidade e precisão nos cuidados.


“O AVC é a doença que mais incapacita e uma das que mais mata. Hoje o HRC atende a esses pacientes, tem uma unidade de AVC, e nós, como consultores da iniciativa Angels, temos aqui como objetivo ajudá-los a melhorar essa frente de atendimento no manejo do paciente com AVC”, destaca Alencar.


Para a enfermeira Sarah Rocha, residente do programa de residência multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia do HRC, o treinamento permitiu o aprofundamento sobre as condutas e importância do trabalho em equipe. “Esse tipo de capacitação é essencial para aprimorar as práticas e contribuir para um cuidado mais eficiente e seguro ao paciente, com toda a equipe multiprofissional envolvida”, afirma.


A iniciativa Angels é um programa internacional que busca melhorar a qualidade do atendimento ao AVC por meio da capacitação de profissionais e da otimização dos processos hospitalares. Está presente em mais de 150 países, prestando assistência a mais de nove mil instituições.


HRC é referência no atendimento ao AVC

Referência no atendimento ao AVC isquêmico na região do Cariri, o HRC dispõe de uma Unidade de AVC com dez leitos para o tratamento especializado dos pacientes acometidos com a doença. No último trimestre (outubro a dezembro de 2024), o HRC foi certificado com o selo Gold da Angels, um reconhecimento pela excelência na gestão de processos de assistência ao paciente com AVC.


A coordenadora de enfermagem da Unidade de AVC do HRC, Thiáskara Caldas, comenta que os treinamentos trazem mais qualificação para a equipe. “Desde a abertura da unidade de AVC, promovemos treinamentos internos, já que se trata de uma linha estratégica do HRC. Com essa iniciativa parceira, a gente consegue fortalecer muito mais. Estamos tendo a oportunidade de juntar todo mundo, tanto trabalhadores novatos quanto os veteranos, que precisam fazer parte desse processo, para que entendam a necessidade e importância de ganhar tempo”, conclui.


Da rede Sesa, também são acompanhados pela iniciativa Angels o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário