O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou o ano de 2024 registrando crescimento de 6,49%, quase o dobro do PIB do Brasil, que foi de 3,4%. A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas nesta quarta-feira (26/03), na conversa ao vivo com a população por meio das redes sociais.
O resultado da produção cearense no ano passado foi o melhor crescimento desde 2010 e o quarto melhor desde 2003. O PIB é composto por três setores: Serviços, Indústria e Agropecuária. No Ceará, a Agropecuária alcançou 25,16%; a Indústria, 10,65%; e Serviços, 4,28%.
“O Ceará desponta como um estado que cresce economicamente. Crescer o PIB é aumentar a produção de tudo o que o Ceará produz. Quando a gente aumenta a produção, significa que a empresa contrata mais pessoas, investe em tecnologia e maquinário. Estamos ganhando em produtividade, emprego e oportunidade para o nosso povo”, frisou Elmano de Freitas.
O governador também pontuou o investimento público. “[Em 2024] foi o maior investimento nominal da história do Estado, quase R$ 4 bilhões de investimento. Isso é obra, é estrada, é escola, é hospital, tudo isso tem gente trabalhando”, completou.
Desenvolvimento Econômico
O setor de Serviços, por exemplo, ganha com o fortalecimento de áreas como o turismo. Nesse sentido, novos voos, como a rota internacional anunciada nessa terça-feira(25), que vai ligar Madri (Espanha) a Fortaleza, são fundamentais para o estado. “A empresa Iberia tomou a decisão de colocar voos de Fortaleza para Madri, e as passagens já estão à venda. É mais um voo internacional, mais um voo para a Europa”, comentou o chefe do Executivo Estadual.
Ainda sobre Economia, o governador repercutiu outra informação divulgada por ele também nesta quarta. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC), publicou no Diário Oficial da União a certidão que garante a concessão de incentivos fiscais para o Polo Automotivo do Ceará. Localizado em Horizonte, o Polo deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos no decorrer dos anos. O investimento inicial prevê o aporte de R$ 400 milhões.
“Nós estamos falando em um projeto de carros elétricos e híbridos, carros com tecnologia embarcada. Tenho certeza que será um novo momento para a indústria do Ceará. Isso é a garantia que muito em breve teremos veículos sendo produzidos no Ceará”, disse o governador, agradecendo o apoio do Governo Federal e à bancada cearense em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário