Integrantes do Comitê Científico e do Grupo de Trabalho (GT) do Projeto Geoparque Sertão Monumental realizaram visita técnica ao Geopark Araripe, no Cariri cearense, referência nacional e mundial em geoparques. Ocorrida no período de 20 a 22 de março, a atividade faz parte do processo de estruturação e desenvolvimento de um novo Geoparque no Ceará, nos municípios de Quixadá e Quixeramobim, que tem potencial para ser um dos maiores destinos de ecoturismo do mundo.
De acordo com a Articuladora de Unidades de Conservação, da Coordenadoria da Biodiversidade, (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Carol Viana, o momento foi oportuno para uma troca de experiências e o fortalecimento da atuação em rede, das ações de geoconservação, geoturismo e desenvolvimento sustentável na Região. “Esse intercâmbio é fundamental para garantir que o Geoparque Sertão Monumental seja um projeto sólido, alinhado aos critérios internacionais e com impacto positivo para as comunidades locai”, disse.
Durante a visita, a equipe conheceu de perto os geossítios, as estratégias de gestão e as boas práticas adotadas pelo Geopark Araripe, que abrange os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. “O único geoparque do Brasil reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) ”, destacou Carol que agradeceu à equipe do Geopark Araripe pela recepção. “Seguimos juntos na valorização do nosso patrimônio natural e cultural!”, encerrou.
Saiba mais
Geoparques são regiões que agregam importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica. Somado a esses fatores, deve haver também uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o local. Para que a região venha a ser reconhecida como um geoparque é necessário fazer o inventário do patrimônio geológico. Um geoparque é uma área geográfica única e unificada que gerencia locais e paisagens de significado geológico internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário