quarta-feira, 2 de abril de 2025

Governo do Ceará autoriza a construção de escolas públicas de tempo integral em Brejo Santo e Barbalha


“Vamos garantir que todos os jovens cearenses estudem em escola de tempo integral. Não estamos falando de prédio, mas falamos de mudar a vida das pessoas”. A declaração foi dada pelo governador Elmano de Freitas, nesta quarta-feira (2/4), durante a assinatura de ordens de serviço para a construção de 39 novas escolas de tempo integral. A solenidade foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças de autoridades, profissionais da educação e estudantes.


O Governo do Ceará vai investir R$ 446,81 milhões na construção dessas 39 unidades da rede estadual que serão implantadas em 37 municípios, sendo dois da região do Cariri: Brejo Santo e Barbalha. Os recursos são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).



Ao todo, serão 33 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e seis Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). “Nós temos evidências de que o nosso aluno quando estuda na escola de tempo integral melhora o rendimento escolar, melhora a aprendizagem. Estamos muito animados de que isso representará uma grande mudança no padrão da qualidade da educação pública do Ceará”, acrescentou o governador, citando estudos do Banco Mundial sobre a formação de capital humano.


O Ceará tem a terceira melhor rede pública do Brasil no Ensino Médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Atualmente, mais de 75% da rede estadual funciona em jornada ampliada, com 513 escolas e 175.366 jovens cearenses estudando nessa modalidade de ensino.



A meta do Estado é chegar a 100% da rede em tempo integral no próximo ano letivo. Para isso, são projetadas 138 novas escolas. Mais de R$ 1,5 bilhão serão investidos na iniciativa.


Cada nova unidade contará com estrutura moderna e adequada para o ensino em tempo integral, incluindo salas de aula, bibliotecas, laboratórios e quadras poliesportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário