A partir desta segunda-feira, 7 de abril de 2025, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, amplia o acesso aos exames laboratoriais sem agendamento para mais um público. Idosos a partir de 75 anos não precisarão mais entrar na fila.
O anúncio foi feito pelo prefeito do Crato, André Barreto, na última sexta-feira, 4. Na ocasião, o Chefe do Executivo disse também que as gestantes do nosso município não precisarão mais aguardar para realizar as duas ultrassonografias previstas no protocolo do Ministério da Saúde (primeiro e terceiro trimestres da gestação). Agora, a marcação será feita diretamente na UBS de referência, junto à Equipe de Saúde da Família.
De acordo com a secretária de Saúde, Sheyla Martins, as equipes de saúde da família estarão solicitando os exames e já orientando, tanto os laboratoriais para os idosos a partir de 75 anos, bem como as duas ultrassonografias de cada gestante de baixo risco, para a realização dos exames.
Nos dois primeiros meses de atendimento com demanda livre a exames laboratoriais básicos sem necessidade de agendamento prévio para gestantes e crianças menores de um ano, foram realizados 5.800 exames, em 623 atendimentos, sendo 589 gestantes e 34 crianças menores de um ano.
Essas medidas buscam fortalecer o acompanhamento para todos os públicos e reforçam o compromisso com o povo cratense de sempre levar uma saúde de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário