segunda-feira, 7 de abril de 2025

Município de Juazeiro do Norte tem estudo avançado para terceirizar gestão dos PSFs, diz prefeito

Foto: Alê Cardoso

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), afirmou nesta segunda-feira (7) que pretende contratar uma Organização Social (OS) para gerenciar as unidades básicas de saúde do município. Segundo ele, um estudo avançado já está em andamento para viabilizar o lançamento de um chamamento público.


“Estamos desenvolvendo um gerenciamento dos PSFs. Não descartamos, pelo contrário, estamos com um estudo avançado para contratar uma OS para os PSFs. De modo que essa instituição vai poder ter gerentes em cada PSF e ela também, através da diretoria central, fazendo o relatório”, disse o prefeito em entrevista à TV Verdes Mares Cariri.


A medida segue os moldes de outras unidades de saúde, como a UPA do Limoeiro e os hospitais Maria Amélia e São Lucas, que são administrados por organizações sociais. Segundo o prefeito, no caso dos PSFs, cada unidade deverá ter um gerente, além da diretoria geral. A medida, diz ele, vai favorecer uma maior fiscalização dos serviços prestados.


“[Hoje], se um médico faltar ou o enfermeiro, você vai ficar na dependência dos próprios servidores que lá estão. Tem muita gente boa, mas tem um ou outro que não cumpre com o seu horário. Vamos aumentar a fiscalização, penalização de quem não se adequa e vamos botar uma instituição para acompanhar mais de perto e evitar esse tipo de coisa”, completou.


Juazeiro do Norte tem atualmente 85 PSFs, hoje chamados de Equipes de Saúde da Família (ESF). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 278 mil juazeirenses estão cadastrados no sistema.


As informações são do jornalista Rogério Brito/Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário