O Hospital Regional do Cariri já ultrapassa os 500 mil atendimentos de urgência desde sua fundação, há 14 anos. Primeiro hospital de nível terciário da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) inaugurado no interior, conta hoje com 300 leitos ativos e mais de 1.700 trabalhadores. Desde a abertura, em 2011, até o mês de março de 2025, a unidade internou 86.029 pacientes, atendeu 130.924 pessoas nos ambulatórios e realizou 107.328 procedimentos cirúrgicos. A unidade soma, ainda, mais de 8 milhões de exames de imagem e laboratoriais feitos.
A unidade, localizada em Juazeiro do Norte, é referência no atendimento especializado de média e alta complexidade para os cerca de 1,5 milhão de habitantes dos 45 municípios do Cariri.
Entre os serviços elencados, destacam-se duas linhas de cuidado: o atendimento a pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico e pacientes adultos do trauma. Ambos casos em que a assistência rápida e especializada pode fazer a diferença.
O HRC conta com uma Unidade de AVC com dez leitos e equipe multiprofissional para o tratamento e reabilitação dos pacientes acometidos com a doença. O serviço, que inclui diagnóstico rápido por tomografia e cuidados 24 horas, recebeu, no último trimestre de 2024, o selo Gold da iniciativa Angels, reconhecimento internacional pela excelência na assistência prestada.
Como parte integrante do serviço de traumatologia, a especialidade de cirurgia bucomaxilofacial é um exemplo do efeito positivo da regionalização da saúde. O serviço, em funcionamento desde a abertura do HRC, conta com plantonista 24 horas e é responsável por atender pacientes com fraturas faciais, geralmente ocasionadas por acidentes de trânsito ou agressões físicas.
Foi o caso do jovem agricultor Rafael Fernandes, 19. Morador da zona rural do município de Assaré, Rafael sofreu um acidente de moto. Com fraturas no maxilar e na mandíbula, o jovem foi transferido para o HRC, onde passou por cirurgia bucomaxilofacial.
No retorno ao HRC para acompanhamento no ambulatório, Rafael conta que, após o susto, agora está se sentindo bem. “Só me adaptando à alimentação. Não sinto mais dor”, afirma. A mãe dele, Robervania Fernandes, diz que ter o atendimento mais perto de casa é motivo de gratidão. “Achei ágil, não tenho o que reclamar. Graças a Deus que realizou tudo aqui, com dois profissionais muito competentes. E a gente só tem a agradecer”, afirma.
O cirurgião bucomaxilofacial, David Gondim, que coordena o serviço, explica o diferencial de ter esse atendimento de referência pelo SUS para a região Centro-Sul e Cariri do Estado. “Quando nós não tínhamos o HRC, esse paciente só tinha um caminho, ele ia para Fortaleza tratar dessa demanda”. Porém, a necessidade desse deslocamento prejudicava o tratamento. “Quando ia tratar, o trauma já estava sequelado, as fraturas já tinham sido consolidadas, cicatrizadas em posições inadequadas, ocasionando uma cirurgia mais extensa e um período de internamento mais prolongado”, ressalta o cirurgião.
“Hoje dispomos de vários tratamentos que antes só existiam em Fortaleza, como plantonistas das especialidades médicas em ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia vascular, bucomaxilofacial, clínica médica. Dispomos de 50 leitos de UTI, bloco cirúrgico, parque radiológico funcionando com tomógrafos e ressonância, serviço de urgência endoscópica, tudo isso 24 horas. Estrutura que não existia na rede pública de saúde antes do HRC”, destaca a diretora de gestão do cuidado do HRC, Cléa Roriz.
O hospital também possui um Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), que atua na continuidade do cuidado a pacientes que, após a alta hospitalar, ainda necessitam de acompanhamento em domicílio para lidar com condições de saúde mais delicadas.
Novos avanços
No último ano, o HRC ampliou sua capacidade assistencial com a implantação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), atendendo pacientes com condições de saúde que necessitam de imunização específica.
Outra conquista significativa foi a ampliação do serviço de neurocirurgia, que agora inclui as cirurgias de tumores cerebrais e de doenças degenerativas e traumáticas da coluna vertebral.
O HRC também contribui para a formação de profissionais da saúde. Atualmente, conta com seis programas de residência médica, sendo o mais recente na especialidade de Anestesiologia. Desde o início das residências, 143 especialistas já foram formados na unidade. Além disso, o hospital ampliou a capacitação multiprofissional, com dois programas de residência nessa modalidade, incluindo a primeira turma em Traumatologia e Ortopedia.
Excelência certificada
A qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Regional do Cariri é reconhecida pela certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Desde 2016, a unidade é certificada com nível máximo de excelência, conquista que reforça o compromisso do hospital com o cumprimento dos padrões de qualidade e de segurança do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário