quarta-feira, 2 de abril de 2025

Tarrafas e Assaré registram as maiores chuvas do Ceará entre ontem (01) e hoje (02)


Localizadas na região do Cariri, Tarrafas e Assaré, registraram 130 e 82,4 milímetros (mm), respectivamente, entre às 7h de terça (01/04) e às 7h desta quarta-feira (02), se constituindo nos maiores volumes pluviométricos do estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


Além de Tarrafas e Assaré, as precipitações ainda atingiram 20 cidades caririenses, com destaque para Farias Brito (Posto: CARIUTABA): 72.6 mm; Crato (Posto: DOM QUINTINO): 70 mm; Campos Sales (Posto: AÇUDE POCO DE PEDRAS): 55.3 mm; Caririaçu (Posto: CARIRIAÇU): 55 mm; e Antonina do Norte (Posto: ANTONINA DO NORTE): 55 mm.


O muro do cemitério municipal de Assaré desabou após as fortes chuvas que atingiram a cidade. Outros pontos do município, como o bairro Populares, também foram alagados. Ruas também foram tomadas pelas águas, dificultando a passagem dos moradores.


Entre hoje e sexta-feira (02 e 04/04), devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e à influência de fatores locais, como a brisa, o relevo e a interação entre temperatura e umidade, o território cearense permanecerá com condições favoráveis à ocorrência de chuvas isoladas em todas as macrorregiões do estado. No entanto, os eventos mais significativos devem se concentrar nos municípios da faixa litorânea e na porção leste do estado. Nas demais regiões, as chuvas tendem a ser isoladas e de curta duração.


Para esta quarta-feira, espera-se a presença de sol com variação de nebulosidade em grande parte do estado, além de chuvas isoladas na faixa litorânea, no Sertão Central e em Inhamuns durante a manhã e à tarde. Já nas regiões da Ibiapaba, Jaguaribana e Cariri, os eventos de chuva devem ocorrer a partir do período vespertino.


Na madrugada e manhã de quinta-feira, devido à atuação da ZCIT, são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada, ocasionalmente fortes, no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité e no norte do Sertão Central e Inhamuns. No Cariri e na região Jaguaribana, a convecção local poderá provocar chuvas rápidas durante a madrugada. No período da tarde, os eventos de chuva devem se concentrar na porção noroeste do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário