![]() |
Foto: Davi Moreira / UFCA |
Foi realizada nesta quarta-feira, 9 de abril de 2025, no campus Crato da Universidade Federal do Cariri (UFCA), a assinatura da ordem de serviço para construção do Hospital Veterinário do Cariri, vinculado à instituição.
Um ato interno, no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), marcou a autorização para o início das obras do equipamento, que será construído para viabilizar atividades práticas para discentes do curso de medicina veterinária e, ainda, oferecer atendimento a animais da população caririense.
A empresa Vasconcelos Engenharia LTDA é a responsável pela execução das obras, orçadas em R$ 9.757.500,00. O prazo de conclusão é de 24 meses, a contar da data da assinatura. Assim, a previsão de entrega do Hospital Veterinário é abril de 2027.
Conforme o projeto apresentado pela Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), o Hospital Veterinário contará com um bloco administrativo, um bloco de clínica médica de pequenos animais, um conjunto de laboratórios, um centro cirúrgico, além de estruturas de apoio como lanchonete, guarita, casa de gerador, baia de resíduos, castelo d´agua, estacionamento e urbanização do entorno, além de espaços para a realização de atividades de ensino e pesquisa.
O diretor de infraestrutura da UFCA, Washington Luiz Júnior, destaca que os três primeiros meses serão para limpeza do terreno em que o hospital será construído, realização do serviço de terraplanagem, além de estudo do solo.
“Logo após isso, começam as fundações, infraestrutura, muros, contenções. Depois vamos para a superestrutura, pilares, lajes e revestimentos. Isso perdura por mais um ano, um ano e meio. Nos últimos seis meses teremos o trabalho de urbanização, com a colocação dos pisos, a arborização do espaço, iluminação externa e a consequente finalização das instalações para que o equipamento seja posto em funcionamento”, explica Washington.
Assinatura da Ordem de Serviço
A mesa de cerimônia foi composta pelo reitor da universidade, Silvério Freitas; pelo diretor do CCAB/UFCA, Fabiano Ferreira; pelo coordenador do curso de medicina veterinária da UFCA, Jorge André Martins, assim como pelo representante da empresa responsável pela obra, Maercio Vasconcelos.
De acordo com o reitor da UFCA, a construção do equipamento representa a concretização de um sonho antigo, que foi iniciado ainda em 2012, quando ocorreram as primeiras discussões acerca da implantação do curso de medicina veterinária na instituição.
“[a expectativa é de que o equipamento] traga grande benefício para o campo da prática dos nossos estudantes e também um atendimento de qualidade para a nossa comunidade, além de impulsionar a pesquisa científica na área”, disse Silvério.
Segundo o coordenador do curso de medicina veterinária da UFCA, professor Jorge André Martins, o Hospital Veterinário será fundamental para complementar, fomentar e fortalecer a formação dos futuros profissionais graduados pela instituição. O docente acrescenta ainda o fato de a comunidade caririense ser beneficiada pelo futuro hospital
“O Hospital Veterinário auxiliará no fortalecimento da rede que já existe no Cariri, com o atendimento de animais de pequeno, médio e grande porte. Essa é uma forma de contribuirmos para a sociedade, não só com o atendimento direto, mas com a formação de profissionais qualificados”, destaca Martins.
A construção do Hospital Veterinário também gera expectativas junto aos discentes do curso de medicina veterinária, como é o caso do estudante do 6º semestre, Túlio Vinícius. Para ele, o equipamento representa a oportunidade de aperfeiçoamento da formação acadêmica a partir das atividades práticas e laboratoriais, que serão executadas pelos estudantes: “Estamos extremamente ansiosos para que essa obra seja concluída em breve”, revela.
Investimentos do Novo PAC
Os recursos para o empreendimento são oriundos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC. Além do Hospital Veterinário da UFCA, o Novo PAC vai viabilizar diversas obras na UFCA, como o Hospital Universitário e intervenções nos campi Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó, como novos blocos acadêmicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário