A valorização e a preservação dos saberes tradicionais caririenses é a pauta principal do projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe. A iniciativa é da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Como forma de garantir que esse objetivo seja alcançado, será iniciada na próxima quarta-feira, dia 23 de abril de 2025, uma série de 40 aulas-espetáculo, com Mestres e Mestras de diferentes manifestações culturais, como grupos de reisado, de congada, de mamulengo, de xilogravura, de dança do coco, que compõem o cenário cultural da região do Cariri.
O projeto prevê a realização de 40 aulas-espetáculo, entre os meses de abril e julho de 2025.
O primeiro encontro, na sede da ONG Beatos, localizada na cidade do Crato-CE, será com duas referências: Mestra Dora (trançado com fibras) e Mestre Dodô (reisado São Francisco). No mesmo dia 23, ocorrerão ambas as aulas, com horários de início, respectivamente, às 14h (Mestra Dora) e às 16h (Mestre Dodô).
De acordo com a titular da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA, Aglaíze Damasceno, “estamos promovendo uma oportunidade de o público e da comunidade caririense ter, de fato, um encontro direto e rico com Mestres e Mestras aqui da região. Então essa ação vem nesse lugar, de consolidação e fortalecimento da cultura popular”.
Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense
As aulas-espetáculo do Ciclo de Saberes serão realizadas nos campi da UFCA, em escolas públicas dos municípios de Barbalha, Brejo Santo, Crato, Icó e Juazeiro do Norte, assim como nos locais de atuação dos Mestres e Mestras participantes do projeto.
A seleção dos representantes de diferentes manifestações culturais do Cariri foi efetuada a partir de chamada pública, edital 04/2024/Minc/Procult-UFCA, coordenada pela UFCA, como forma de garantir de maneira ampla o credenciamento dos interessados.
O Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe é realizado pelo MinC, por meio das Secretarias de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). Na UFCA, a condução dos trabalhos está a cargo da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA).
O projeto tem, ainda, o apoio institucional Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além dos apoios do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Vila da Música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário